A gestação é um momento muito especial na vida de qualquer mulher. Ela se torna mais sensível e passa a questionar muitas coisas já que, em um futuro breve, vários aspectos irão se modificar em sua vida com o nascimento de seu bebê. Uma das questões a ser abordada ainda no início desta fase se trata dos cuidados que ela já deve adotar quanto à sua saúde bucal.
Atualmente, a prevenção odontológica tem seu início na gestação. Depois de muitos anos de pesquisa foi observado que quanto mais cedo inicia-se a orientação preventiva, mais sucesso se tem na manutenção da saúde bucal das crianças.
Com adoção de algumas medidas durante a gestação, a futura mãe manterá sua saúde bucal e a de seu bebê também.
Lembre-se: se nós não tivermos hábitos corretos, dificilmente vamos conseguir fazer diferente com nossos filhos. O exemplo correto dos pais é a maneira mais fácil para ensinar aos filhos!
Higiene Bucal
Deve ser realizada, após as refeições e principalmente antes de dormir. Faça uso do fio dental regularmente e de escova com cerdas macias e de cabeça pequena, para facilitar os movimentos para remoção da placa.
Devido ao aumento da quantidade de hormônios presentes nesta fase, os tecidos gengivais se tornam mais frouxos, facilitando a deposição de placa e muitas gestantes apresentam gengivite aguda. Esta fica edemaciada, avermelhada e sangra muito, com frequência. Alguns dentistas recomendam maior atenção a escovação nesta fase, podendo ser indicado o uso de enxaguatórios bucais com ou sem a presença de antibióticos para melhora do quadro.
Alimentação
Atualmente, é sabido da importância que a gestante deve dar a sua alimentação em relação à qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, carnes brancas, ovos e grãos integrais é a mais recomendada neste período.
Quanto à ingestão de açúcar: CUIDADO! Além dele favorecer ao aumento de peso da gestante, quando usado em alta frequência, também pode interferir no paladar do bebê mais tarde!
Desde o quarto mês de gestação o paladar do bebê já começa a se desenvolver. Desta forma, quando a mãe ingere açúcar, o bebê já é capaz de reconhecer o paladar doce gerado por este. Pesquisas mostram que as mães que consumiram açúcar em grande frequência durante a gestação, tiveram crianças com maior tendência de gostar dos alimentos doces.
Visitas a Odontopediatra
Com cuidados específicos as gestantes podem ser realizados tanto como tratamento preventivo (limpeza, remoção de cálculo dentário e aplicação de agente remineralizador para fortalecimento do esmalte dental) quanto tratamento restaurador, que deve reduzir ao máximo o risco de infecções dentarias e/ou gengivais que possam até mesmo prejudicar a gestação caso estas se tornem crônicas.
Conheça um pouco mais sobre as Clínica Marcia Amar
Com adoção de algumas medidas durante a gestação, a futura mãe manterá sua saúde bucal e a de seu bebê também.
Existem muitos cuidados que devem ser tomados com a boca da criança desde os primeiros meses.
Para os adultos temos o atendimento preventivo, corretivo, estético, integrativo, quântico e terapêutico.
Polissonografia em casa, Teste de Alergia ou Intolerância Alimentar, Biorressonância Odontológica, entre outros.